Nesta segunda-feira (8), a Fundação Municipal Casimiro de Abreu deu início a primeira aula dos programas Jovem Agricultor Orgânico e Paisagista Mirim. As aulas são para estudantes entre 14 e 17 anos, que queiram exercer atividades ligadas à área ambiental.
No total 60 jovens foram contemplados, é preciso que os alunos sejam residentes do município, seus distritos e localidades rurais, sendo: Rio Dourado, Professor Souza, Boa Esperança, Pai João, Barra de São João, Visconde, Varjão e Casimiro de Abreu.
“É um programa de extrema importância para o município, pois além de ter um cunho social ainda é pré-profissionalizante trazendo ao jovem capacitação técnica”, explicou o presidente da Fundação Municipal Casimiro de Abreu, Jarlei Aguiar da Silva.
O prefeito Ramon Gidalte, que estava presente durante a aula, comentou sobre a satisfação de promover a inclusão social e a qualificação profissional, ligada à frequência escolar para gerar renda e criar oportunidades para os jovens no seu período de formação como profissionais.
“Trata-se de um pontapé inicial para a formação profissional de cada um de vocês. Nós temos uma agricultura muito forte e vocês estão neste contexto de crescimento e desenvolvimento da cidade. Venho pedir dedicação aos jovens. Quem sabe no próximo ano possamos dobrar o número de participantes destes projetos”, concluiu Ramon.
O programa conta com aulas teóricas e práticas através de uma equipe que traz questões ambientais atuais para debate, assim como busca de resoluções quanto à sociedade atuante.
Os alunos do programa Paisagista Mirim receberão aulas sobre técnicas de jardinagem, poda, produção de mudas, manejo e conservação do solo e horticultura.
Os jovens do programa Agricultor Orgânico receberão aulas sobre produção orgânica, compostagem, olericultura, manejo integrado de pragas e doenças e manejo sustentável.
*estagiária sob supervisão de Lucas Nunes