spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #10

spot_img

Moradores de São Pedro da Aldeia podem castrar cães e gatos gratuitamente; saiba como

spot_imgspot_img

Mais lidas

- Advertisement -

Os moradores de São Pedro da Aldeia já podem utilizar os serviços do RJPET, o programa que oferece castrações gratuitas para cães e gatos. O procedimento será bancado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e oferecido sem custos para os tutores a partir de critérios estabelecidos.

A castração será realizada na Natal Veterinária, na Rua Dr. Antônio Alves, 114; Loja 4 -Centro. Para conseguir a castração gratuita, é preciso realizar cadastro prévio clicando aqui. O agendamento só será realizado perante apresentação da documentação exigida. Para o cidadão é disponibilizada uma castração mensal por CPF, já os protetores formalizados podem castrar até oito animais por mês.

De acordo com o RJPET, cada tutor terá direito a castrar 8 animais por mês, sendo 2 cães, 2 cadelas e 4 felinos. Dentre as regras previstas estão as de que vagas de cães e cadelas poderão ser trocadas por felinos, mas vagas de felinos não poderão ser trocadas por cães; o animal precisará residir no Estado do Rio de Janeiro e ter entre 6 meses e 7 anos.

As regras preveem que animais braquicefálicos não poderão ser castrados; que o animal deverá ter o peso mínimo de 3 kg e máximo de 25kg, além de estar em jejum absoluto (água e comida) por um período de 8 horas antes da cirurgia. Se possível, é recomendado que o animal receba um banho um dia antes do procedimento.

Confira outras regras previstas para que os animais sejam castrados:
• O animal não pode ter sido vacinado com menos de 21 dias da data do procedimento;
• No dia da cirurgia, informar ao veterinário caso o animal esteja fazendo uso de algum medicamento;
• Fêmeas no cio, gestantes ou que estão amamentando não poderão ser castradas;
• Cães (machos e fêmeas) devem ser levados com guias e coleiras. Caso sejam agressivos, usar focinheira;
• Cães e gatos devem ter os dois testículos no saco escrotal;
• O animal passará pela avaliação do veterinário antes da cirurgia e, caso o profissional julgue necessário, o animal não será castrado;
• O responsável deverá levar uma cópia da identidade, CPF e comprovante de residência no dia da cirurgia;
• O responsável deverá permanecer na clínica veterinária durante todo o procedimento.

O Programa de Castração Animal visa o controle da natalidade de cães e gatos além de gerar benefícios, prevenindo doenças, melhorando o comportamento, diminuindo o índice de fugas e aumentando a expectativa de vida dos animais.

*estagiária sob supervisão de Lucas Nunes

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias

spot_imgspot_img