Prestes a completar 25 anos, o Teatro Municipal Inah de Azevedo Mured, em Cabo Frio, passa por reformas necessárias para sua reabertura total. Devido à algumas exigências não cumpridas, como a entrega do Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico, o Corpo de Bombeiros impediu o funcionamento do Teatro. E, de acordo com a Prefeitura de Cabo Frio, o problema está sendo resolvido para a reinauguração.
Após atualizações nas Normas de Combate à Incêndio, um novo projeto teve de ser elaborado, e o processo já consta na Secretaria de Fazenda para empenho e pagamento. Após essa etapa, será encaminhado ao Corpo de Bombeiros para avaliação e liberação.
“Um dos principais problemas do Teatro continuar fechado hoje, é por não terem enviado, em 2019, o cumprimento das exigências solicitadas. O prazo para a entrega expirou na época e nos colocou nesta situação atual. Por isso houve a solicitação de um novo projeto, atualizado, e que já em agosto será encaminhado para a Divisão de Segurança Contra Incêndio dos Bombeiros, no Rio de Janeiro”, explica o secretário de Cultura de Cabo Frio, Clarêncio Rodrigues.
Por estar fechado desde 2017, apareceram outros problemas, como o deterioramento da estrutura da caixa cênica, por ficar muito tempo sem uso e manutenção. Embora que não esteja funcionando por completo, o Teatro têm oficinas na sala Ângelo Samerson, que são realizadas atividades gratuitas, como aulas de violão, teatro, dança de salão, dança urbana e coral para a terceira idade, além de funcionar para ensaios e treinos circenses.
As aulas de dança de salão e dança urbana permanecem com inscrições abertas. As matrículas podem ser realizadas na secretaria do Teatro, de segunda a quinta-feira, das 9h às 19h, na Rua Aníbal Amador do Vale, no bairro Algodoal.
*Por Jussiara Souza, estagiária sob supervisão de Lucas Nunes