O Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP), em Búzios, iniciou os procedimentos para regularização de cirurgias de colecistectomia, popularmente conhecida como “cirurgia de vesícula”. O objetivo é aumentar a realização da colecistectomia no dia a dia de atendimento cirúrgico do HMRP.
Existem dois dias da semana para atender toda a demanda. O procedimento consiste na retirada de cálculo biliar, conhecido também como “pedra na vesícula”. Segundo a prefeitura, já foram realizadas cerca de 25 cirurgias deste tipo. Ainda serão divulgadas programas de mutirões com data marcada pela prefeitura.
Segundo a Secretaria de Saúde de Búzios, foram realizadas mais de 500 cirurgias no primeiro semestre de 2022 desse tipo. A meta é passar desse número até dezembro. “A demanda reprimida para cirurgias de vesícula é grande, por causa do período de restrição para cirurgias eletivas devido a pandemia, somada a uma longa fila de espera formada desde gestões passadas”, disse o secretário Leônidas Heringer.
“Estamos empenhados na resolução desta necessidade no município. Aumentamos mais um dia na semana para a realização da colecistectomia, e, assim como fizemos em outros procedimentos, estamos organizando os mutirões ainda para esse ano”, completou Heringer.