spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #10

spot_img

Macaé: Orquestra dos Sopros comemora 149 anos da Nova Aurora com casa cheia

spot_imgspot_img

Mais lidas

- Advertisement -

Casa cheia, plateia participativa e longos aplausos. Um público entusiasmado assistiu, na noite desta quarta-feira (8), ao concerto da Orquestra de Sopros Banda Sinfônica em comemoração aos 149 anos da Sociedade Musical Nova Aurora. A apresentação aconteceu no pátio da sede da instituição, no Calçadão da Avenida Rui Barbosa. O repertório variado, interpretado por 58 músicos regidos por Hélio Rodrigues, alegrou e emocionou a plateia. 

Os hinos Nacional Brasileiro, de Francisco Manoel da Silva e Osório Duque Estrada, e da Independência do Brasil, de D. Pedro I e Evaristo da Veiga, abriram o concerto, que teve como destaque a opereta “Viúva Alegre”, de Franz Lehár. No programa ainda estavam “The Merry Widow Selections”, de Franz Lehar; “Sinatra In Concert”, arranjo de Jerry Nowak; “África”, de David Paich e Jeff Porcaro e variações sobre a “Jardineira”, de Benedicto Lacerda, com arranjo para orquestra de sopros de Daniel Martins. O repertório incluiu “Copacabana”, de Braguinha, e “Na Baixa do Sapateiro”, de Ary Barroso. Fabio Henriques (Guma) e Tobias Maciel foram os solistas convidados para a suíte com canções de Alceu Valença, fechando com descontração o espetáculo.

“Eu gostei bastante. Tive o privilégio de assistir a alguns ensaios e tinha uma noção de como seria. Foi incrível”, disse o auxiliar administrativo Wesley Sales. A enfermeira e estudante de saxofone da Escola de Música de Rio das Ostras, Virgínia Januário, também elogiou o concerto. “Foi maravilhoso! Excelente. O que mais me chamou a atenção foi o equilíbrio dos sons”, destacou. Os secretários de Cultura, Leandro Mussi e o Adjunto de Turismo, Leonardo Anderson, prestigiaram o evento.

A próxima apresentação da Banda Sinfônica Orquestra de Sopros Nova Aurora, em Macaé, será no dia 26 de junho (domingo), às 11h, na sede. Atualmente, a sinfônica é formada por 62 músicos profissionais e amadores que, em sua maioria, receberam formação musical na Nova Aurora. A orquestra é composta por flauta, flautim, oboé, clarineta, clarineta contrabaixo, clarineta baixo, saxofone alto, tenor e barítono. E ainda trompetes, trompas, trombones tenores, trombones baixos, tubas e bombardino, bateria, tumbadora, triângulo, xilofone, vibrafone, multifone, quarteto de tímpanos e gongo chinês.  

Prêmios

A sociedade musical foi premiada por editais públicos, conquistando inclusive o primeiro lugar com nota máxima no Prêmio Trajetória Cultural Macaense (concurso 02/2021). O prêmio no valor de 30 mil foi empregado na mão de obra para a revitalização do prédio, custeando 30% da obra, orçada em aproximadamente R$100 mil. 

Também, em parceria institucional com a Usina de Fomento Cultural, presidida por Marcos Outeiro (Kuíka), a Nova Aurora foi contemplada em edital da Funarte, com instrumentos de sopro. Já com o prêmio “Retomada Cultural RJ 2”, categoria Circuito, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, a sociedade ganhou 50 mil, concorrendo com o “Projeto Circuito Sinfônico da Independência”, uma referência ao bicentenário da Independência do Brasil. 

A sociedade musical também recebe apoio privado. A empresa Arco-íris Petro Tintas, através de uma ação social da Tintas Coral do Brasil, doou mais de R$ 10 mil em tintas. Com a economia com as tintas, foi possível a aquisição de 60 cadeiras para a orquestra com recursos próprios.  

Revitalização da sede

Todo o telhado e teto da cúpula da capela Santa Cecília foi restaurado e impermeabilizado. As portas internas de madeira foram substituídas por de alumínio e os pisos de barro foram trocados. Houve reforma dos banheiros, quarto de instrumentos e despensa, adequando o espaço às necessidades dos alunos e da orquestra. 

Aulas

Anualmente são oferecidas 60 vagas para pessoas a partir de 10 anos de idade. As inscrições e aulas são gratuitas. Cada dia da semana é reservado a um instrumento. As aulas acontecem a partir das 14h, nos turnos da tarde e da noite. As matrículas serão abertas na semana após o Carnaval de 2023.   

Tudo é feito onlineclicando aqui. 

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias

spot_imgspot_img