A Prefeitura de Macaé irá abrir um abrigo para que pessoas em situação de rua possam se proteger do frio durante o inverno. A informação foi divulgada pelo município nesta segunda (30), durante o recebimento das doações de roupas de cama do Macaé Convention & Visitors Bureau.
LEIA MAIS: Macaé C&VB faz doação de roupas de cama para campanha contra o frio
De acordo com a informação divulgada, o abrigo será noturno e os assistidos receberão os agasalhos e alimentos doados nas campanhas, sopa e café da manhã.
Uma nova campanha de arrecadação de alimentos será mobilizada a partir dos próximos dias. A ação será comandada pela Programa Municipal de Saúde e Bem-Estar Social (Pró-Bem).
Vale lembrar que a cidade vem investindo em políticas para pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social. Neste mês de maio, além do lançamento da Campanha do Agasalho, foi reinaugurado o Restaurante Popular Andrea Vasconcelos Meirelles, no Bairro Aroeira, que oferece almoços gratuitos, de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h.
Importante frisar, ainda, que a cidade já possui um abrigo para esse público: trata-se da Pousada da Cidadania, que completa 14 anos de existência em julho. O local, além de acolher temporariamente as pessoas que vivem em situação de rua, visa também garantir aos usuários seus direitos de forma qualificada e personalizada.
Na Pousada da Cidadania, o acolhido recebe atenção especializada de saúde, educação, assistência social e psicológica, visando resgatar vínculos familiares e sociais, bem como desenvolver o processo de autonomia e qualificação para o mundo do trabalho. O abrigo fica na Rua Orlando Tardelli, 206 – Jardim Bela Vista, próximo ao Campo D’Oeste.