Começa na quarta-feira (1° de junho) a programação de comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente. O evento segue até o dia 3 de junho (sexta-feira) e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para participar de ações e reflexões sobre a conservação dos recursos ambientais de Macaé. Entre as atividades estão previstas rodas de conversa e oficinas. A Semana do Meio Ambiente é organizada pela Secretaria de Meio Ambiente e terá a parceria da Secretaria de Educação, Guarda Ambiental, Guarda Sênior e Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade, Universidade Federal do Rio de Janeiro (Nupem/UFRJ).
A primeira atividade será no Parque Natural Municipal do Barreto, às 8h30. A ação será direcionada aos participantes da Guarda Sênior que vão participar de uma manhã saudável, proporcionando um dia de vivência com plantio de mudas e limpeza simbólica do Parque. Neste mesmo dia, às 10h, será ministrada uma palestra na Escola Municipal de Educação Infantil AlcinaMuzzy de Jesus, no Sana. Na ocasião, haverá palestra com o tecnólogo em Gestão Ambiental, Márcio Nascimento, que vai apresentar histórias e lendas sobre o Peito do Pombo, reconhecido como um dos patrimônios naturais de Macaé.
A programação segue no dia 2 de junho (quinta-feira), às 9h, com plantio de mudas da Mata Atlântica na Avenida Evaldo Costa (na primeira quadra, sentido Cancela Preta). Neste mesmo dia, às 10h, na Cidade Universitária serão realizadas oficinas e palestras sobre o tema “Educação Oceânica e Conservação das Tartarugas Marinhas”, com o coordenador e professor Vinícius Albano (Nupem/UFRJ). Também nesta mesma data, alunos visitantes da rede municipal terão a oportunidade de assistir às exposições: Pássaros do Brasil com quadros diversos; maquetes e materiais da Guarda Ambiental; coleta de medicamentos vencidos com alunos do curso de Farmácia do campus da Universidade Federal de Macaé (UFRJ);apresentação do grupo de contadores de histórias HistoriArte; tenda de óculos virtual da BRK Ambiental, além de materiais como adubos (empresa Vitamina Terrestre)
Encerrando a Semana, o Parque Natural Municipal do Atalaia vai retomar às 10h30, o primeiro encontro presencial festivo com palestra, gincana e tarde de autógrafos do fotógrafo convidado, Paulo Tinoco, que vai abordar o livro “Aves do Atalaia”. Também haverá homenagem de agradecimento quanto à recomposição da Mata Atlântica, na Bicuda Pequena.
O secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Ambiental, Juninho Luna, pontua que a programação foi elaborada com a proposta de despertar a consciência ambiental dos moradores. “A intenção é ajudar a promover o desenvolvimento sustentável de Macaé. Esta programação visa destacar que a atenção ao meio ambiente não deve ser apenas no dia 5 de junho. Vamos mobilizar parceiros e um público diverso, como terceira idade, jovens e a garotada. A intenção é estimular também a conservação do meio ambiente e dos cuidados para que as futuras gerações possam viver em um município reconhecido por suas riquezas nas nascentes, mananciais e Mata Atlântica “, finaliza.