Quissamã recebe nesta sexta-feira (20/05) e sábado (21) o projeto Fazenda Legal, do Governo do Estado em parceria com a Pesagro-Rio e a FAERJ, que levará aos municípios uma perspectiva da agricultura do futuro, facilitando a conexão do produtor com a tecnologia e empreendedorismo que são úteis para o desenvolvimento de suas atividades. O intuito é impulsionar o agronegócio fluminense.
“O objetivo do evento é unir produtores rurais das diversas instituições que trabalham para o setor, com informação, capacitação, apoio a regularização, desenvolvedoras de tecnologia, investidores e Governo Estadual, com o intuito de impulsionar o agronegócio”, avalia o vice-prefeito de Quissamã e secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Marcelo Batista.
O evento é gratuito e acontecerá a partir das 13h, em frente ao Instituto Federal Fluminense (IFF) de Quissamã, que fica na Avenida Amilcar Pereira da Silva.
O espaço também vai contemplar um estande do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), além da exposição de produtos, e presença de instituições financeiras com atuação no crédito ao produtor.
A Emater-Rio também vai marcar presença com serviços de cidadania e palestras com informações técnicas sobre a cadeia agropecuária. Serão abordados temas como Segurança Alimentar e Mercado Institucional e Desafios da Pecuária de Leite.
Também serão emitidas carteiras do produtor rural, Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), entre outros documentos. O objetivo também é facilitar acesso aos programas de crédito, como o ‘Terra Brasil’, do governo federal.
Quissamã é o segundo município do Estado a receber o projeto Fazenda Legal. O primeiro foi Itaperuna, no Noroeste Fluminense. O programa do Governo do Estado que tem a coordenação da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) pretende visitar 10 municípios.
“O Governo do Estado tem sido muito parceiro de Quissamã, em diversas áreas. Uma delas é justamente a Agricultura, com incentivo de técnicos, que desenvolvem um excelente trabalho com as nossas equipes e equipamentos. Pensamos no fortalecimento da Agricultura como uma ferramenta de geração de renda e empregos”, conta a prefeita Fátima Pacheco.