O Horto Municipal está recebendo praticantes da Equoterapia. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h20. O método terapêutico utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais. O Horto é localizado na Estrada do Imburo, Km 8, ao lado do Loteamento Paradiso.
Quem apresentar necessidades especiais é atendido acima de dois anos. E síndrome de down, a partir de três anos. Para participar, o paciente passa por uma triagem. É preciso comparecer na sede do programa, com encaminhamento médico e específico, e documentos pessoais como carteira de identidade e comprovante de residência. Logo após, é realizada avaliação individual, com psicólogo e fisioterapeuta.
A equoterapia desperta brilho no olhar e movimentos específicos, conforme o perfil e patologia do praticante. Os irmãos Mariyanna Ramos de Castro, 14 anos e Davi Lucca Moraes, 4 anos, esbanjam sorrisos em cima do cavalo.
“Eu gosto dos cavalos, de tudo aqui . O Horto é muito bonito”, contou Maryanna, aluna do 9ª ano do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel.
A prática de Equoterapia traz benefícios como desenvolvimento de coordenação de movimentos entre tronco, membros e visão, estimula os órgãos do sentido e promove organização e consciência do corpo, melhoria do equilíbrio e da postura, ajuda a superar fobias, melhorar memória, concentração e sequência de ações, motiva o aprendizado encorajando o uso da linguagem, ensina a importância de regras como segurança e disciplina, aumenta a capacidade de independência e de decisão, estimula os órgãos do sentido e promove organização e consciência do corpo. O atendimento da Equoterapia é vinculado à Secretaria de Saúde.