spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #10

spot_img

Búzios abrirá Circuito de Jazz e Blues 2022

spot_imgspot_img

Mais lidas

- Advertisement -

Búzios vai respirar Jazz e Blues a partir da próxima sexta (13). A península recebe a abertura do Circuito Sesc de Jazz & Blues, que promoverá mais de 90 shows com mais de 30 músicos, em cinco cidades fluminenses. Os shows serão totalmente gratuitos.

O circuito é resultado de uma parceria entre o Sesc-RJ e o Rio das Ostras Jazz & Blues, maior festival de jazz e blues da América Latina. Em Búzios, serão 10 shows que acontecerão nas praças dos Ossos e Santos Dumont.

Nomes como o saxofonista americano Sax Gordon Beadle & Just Groove, Léo Gandelman, Tony Gordon, Nico Rezende, Wagner Tiso, Victor Biglione, estão entre as atrações. As apresentações acontecem entre 13 e 15/05.

De acordo com o produtor Stenio Mattos, o objetivo do circuito é estimular o interesse do público pela música de alta qualidade, além de formar plateia e criar oportunidades para o público assistir in loco alguns dos maiores nomes do jazz, blues e da música instrumental internacional e nacional, conhecendo ainda bandas de novos talentos locais.

Responsabilidade Social – O Festival de Jazz & Blues de Búzios terá ações ambientais, sociais e culturais como atendimento às metas de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), coleta seletiva de resíduos, emissões de carbono zero, oficinas gratuitas de música e plantio de árvores.

Vale lembrar que ações como essas já são efetuadas no tradicional festival de Rio das Ostras. Stenio Mattos reforçou que o festival tem o objetivo fundamental de promover a inclusão social e cultural da população, além de movimentar a economia municipal.

Inspiração riostrense – A decisão de fazer o circuito foi tomada após o sucesso da edição 2021 do Rio das Ostras Jazz & Blues, o primeiro grande evento realizado na cidade após a flexibilização das medidas restritivas por conta da pandemia de Covid-19.

“Foi um reencontro desde o início da pandemia do novo coronavírus. Tudo deu certo naquele evento teste, após a flexibilização das medidas para conter a disseminação da doença. O público se comportando, mantendo o espaçamento. Foram 8 mil pessoas, sem dar um problema sequer, sem filas, os músicos chorando no palco, emocionados”, disse Mattos.

Oficinas gratuitas de luteria, isto é, de construção de instrumentos musicais, promovidas em Rio das Ostras, em conjunto com as secretarias municipais de Educação e Cultura, serão também desenvolvidas nos outros municípios. “É um projeto muito legal, que ocorre durante o ano inteiro, com os alunos das escolas públicas”. Os instrumentos confeccionados são vendidos ao final do festival. “Cada cidade vai ceder um espaço, no qual será construída a luteria. É um curso para os estudantes das escolas públicas”, disse o produtor cultural.

O Circuito Sesc de Jazz & Blues tem apoio do governo fluminense, através das secretarias de Cultura e de Turismo do estado.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias

spot_imgspot_img