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Procon de Macaé orienta consumidores para as compras de pescado e ovos de Páscoa

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Com a chegada da Semana Santa, vem também o aumento da procura pelo pescado, além da busca pelo melhor preço nos ovos de Páscoa e chocolates. Em Macaé, a Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) fiscaliza e orienta a população sobre as compras dos produtos mais procurados neste período.

“Uma das dicas é evitar fazer compras com crianças, já que são facilmente impactadas pela influência do marketing”, alerta a Prefeitura de Macaé.

De acordo com o secretário adjunto do Procon, Gilcimar Prata, as orientações são essenciais para que o consumidor tenha cuidado diante da compra, sempre olhando os preços e outras informações, seja de peixes ou dos ovos de chocolate.

“O comércio também deve estar atento e garantir segurança ao comprador. O indicado [para o consumidor] é realizar uma pesquisa de preços e ir às compras com antecedência, tendo todo cuidado na hora da escolha do produto”, acredita Gilcimar Prata.

Para a compra dos ovos de Páscoa, a recomendação do Procon é para que os consumidores observem atentamente o rótulo dos produtos, que devem trazer informações como peso líquido, data de validade, ingredientes e composição, já que algumas doenças, como diabetes e celíaca, impedem a ingestão de açúcar ou glúten, respectivamente.

“Também deve ser observado o selo do Inmetro e o alerta de faixa etária indicada, no que refere aos ovos que possuem brinquedos, entre outros itens obrigatórios. A embalagem deve estar lacrada e intacta. O consumidor deve prestar muita atenção ao peso dos ovos, pois as numerações indicadas pelos fabricantes nas embalagens não são equivalentes entre as marcas. Conferir as informações fornecidas em anúncios, folhetos ou em qualquer material publicitário na hora da compra. O fornecedor está obrigado a cumprir a oferta exatamente como anunciou. O consumidor deverá sempre exigir a nota fiscal no ato de suas compras”, completa a pasta.

A proposta é assegurar o bem-estar e a proteção à saúde física e financeira dos consumidores, com recomendações como pesquisa de preços, de qualidade, e de opções antes de optar pelas compras.

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