Durante a última reunião da Comissão Municipal da Firjan em Macaé, foi anunciado que a cidade dará um grande passo na área da sustentabilidade. Um um novo corredor ecológico de 14 quilômetros que integrará as áreas do Parque Municipal Atalaia e a Reserva Biológica União (ReBio) sairá do papel como contrapartida do Termoelétricas Marlim Azul à construção de linhas de dutos de gás.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado. “Este será um dos maiores parques ecológicos do interior, promovendo o turismo e preservando o nosso futuro. É um exemplo de desenvolvimento sustentável da iniciativa privada em parceria com o poder público”, destacou Gualter Scheles, coordenador da Comissão.
Ao todo, 32,5 hectares de áreas situadas entre as Fazendas Três Marias e Barrancas estão sendo reflorestadas, com mudas de espécies nativas da Mata Atlântica que irão recompor a vegetação às margens do Rio Macaé. Assim, além de conectar o Parque Atalaia à ReBio – integrando os animais nativos da região -, o corredor ecológico vai criar um cinturão de proteção ao rio, reduzindo sua degradação.
Esse será o maior parque ecológico do interior, aguardado há anos pela comunidade. Participaram da reunião o superintendente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Ronaldo Paes Leme; o consultor do Terminal Portuário de Macaé (Tepor) José Eduardo Carramenha; além de conselheiros e representantes de instituições parceiras.