Leia a nossa última edição #10

spot_img

Macaé: peixe é incorporado à merenda escolar da rede municipal de ensino

spot_imgspot_img

Mais lidas

- Advertisement -

39 pescadores de Macaé irão fornecer, a partir do próximo mês, cerca de duas toneladas de pescados para a rede municipal de ensino já a partir do próximo mês. Serão investidos mais de R$ 1 milhão neste ano. O peixe será usado na merenda escolar das unidades da rede municipal de ensino.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, serão oferecidas no cardápio opções como filé de peixe ao molho, bobó de peixe e fricassê de peixe. “O foco principal é a diversificação dos gêneros para melhor atender ao cardápio dos alunos”, destacou a secretária Leandra Lopes.

A incorporação de pescado no cardápio semanal da merenda objetiva valorizar a economia do pescado em Macaé, além de ser um benefício para a saúde das crianças. Antes de chegar à merenda escolar, o produto recebe fiscalização da Secretaria de Pesca e acompanhamento da equipe de nutricionistas da Secretaria de Educação quanto ao fornecimento.

Macaé segue a determinação da Lei 11.947/2009, que prevê a aplicação de 30% dos recursos da merenda escolar, provenientes do Governo Federal, na compra de produtos da Agricultura Familiar e cumpre a determinação do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O município foi um dos pioneiros na região seguindo a legislação federal com a finalidade de contribuir para a aprendizagem e rendimento escolar.

O alimento é rico em ferro, cálcio, vitamina B12 e gorduras polissaturadas. Uma substância, em especial, presente nos pescados, é o ômega-3, que contribui com a diminuição de riscos de doenças do coração, redução de pressão arterial e colesterol. Para chegar à merenda dos alunos, o produto passou por análise sensorial e ganhou aprovação de 100% durante os testes.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias

spot_imgspot_img