Macaé pode ser mais uma cidade a desobrigar o uso de máscara em ambientes abertos nos próximos dias. A decisão será tomada após reunião da Secretaria Municipal de Saúde com o Comitê Especial de Acompanhamento e Enfrentamento à Pandemia da Covid-19.
Um encontro já aconteceu nesta segunda (7). Por hora, a palavra de ordem é cautela. “A prudência, neste momento, é o melhor caminho. A nossa prioridade sempre será salvar vidas. Avaliar cenários e ouvir especialistas é o protocolo inicial antes de anunciar novas medidas”, destacou o secretário de Saúde Alexandre Cruz.
A decisão só será tomada a partir da análise de novos indicadores da pandemia. Atualmente, 66% da população macaense acima de 12 anos já está vacinada com duas doses. A cidade tem, ainda, mais de 68 mil vacinados com a dose de reforço e 65% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas com a primeira dose.
“Precisamos avaliar primeiro como a movimentação da população no Carnaval influenciará nos atuais indicadores da pandemia. A prudência é avaliar o cenário dos próximos dias para adotar mudanças nos protocolos”, avalia o secretário de Atenção Básica, Luiz Carlos Braga.
Internações – Houve queda queda de 60% nos atendimentos de novos casos de síndrome gripal nos últimos 15 dias. Os dados foram registrados nas unidades de emergência da cidade.
A taxa de ocupação dos leitos de tratamento intensivo também está baixo. Apenas 6% dos leitos estão ocupados com pacientes acometidos por síndromes gripais.