Leia a nossa última edição #10

spot_img

Prolagos e Prefeitura de Búzios alinham ações de combate a ligações clandestinas de esgoto

spot_imgspot_img

Mais lidas

- Advertisement -

Representantes da Prolagos (concessionária responsável pelos sistemas de distribuição de água e recolhimento e tratamento de esgoto) e da Prefeitura de Armação dos Búzios se reuniram nesta segunda-feira (21). Em pauta, estiveram projetos e prioridades de investimentos para o esgotamento sanitário e as estratégias para a Campanha Esgoto Zero, que tem combatido as ligações irregulares de esgoto na cidade.

Participaram da reunião o gerente Operacional de Esgoto da Prolagos, Pablo Oliveira, a coordenadora Operacional, Celeste Lemos e o engenheiro, Weslley Pereira, e o prefeito em exercício e secretário de Obras e Saneamento, Miguel Pereira.

Desde o início da ação, em outubro do ano passado, a Prolagos tem apoiado as ações do governo municipal, com a orientação de moradores, auxílio com caminhões vacol e equipe especializada. Aproximadamente 150 mil litros de esgoto já deixaram de ser despejados diariamente no meio ambiente, de acordo com dados da prefeitura.

“Com o combate às irregularidades e a desobstrução de bueiros, temos observado até mesmo a redução de alagamentos em dias de chuva. Mas a parceria com a Prolagos tem ido além da campanha, como por exemplo, com a antecipação de rede separativa de esgoto para o bairro Capão. A obra estava prevista para 2023 e conseguimos iniciar no ano passado. Nossa intenção é antecipar as obras para que toda população tenha acesso à rede coletora”, pontua o vice-prefeito, Miguel Pereira.

No Capão estão sendo implantados cerca de 3.220 metros de rede de esgoto, beneficiando cerca de 250 famílias com a destinação correta do esgoto. No local também será instalada mais uma estação elevatória, que irá transpor o esgoto captado para a Estação de Tratamento de Esgoto da cidade, localizada no bairro São José, com capacidade para tratar 17 milhões de litros de esgoto por dia.

“A obra faz parte do Plano de Investimentos da concessionária, que prevê a construção de 40 km de rede separativa no município até 2026, permitindo que metade da população buziana seja atendida pela rede coletora, fazendo a migração do atual modelo de esgotamento sanitário em vigor, Coleta em Tempo Seco, para Separador Absoluto”, explica o gerente Operacional de Esgoto da Prolagos, Pablo Oliveira.

Com a intervenção, as ruas do Capão se somam a bairros que já contam com rede separadora de esgoto como Manguinhos, Geribá, Centro, João Fernandes, Ferradura, entre outros.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias

spot_imgspot_img