Na próxima semana será publicado um novo edital de cadastro para o preenchimento das vagas remanescentes do Transporte Social Universitário (TSU). O edital vai promover também o recadastramento dos atuais usuários, ainda que estes possam continuar a usar os ônibus sem que haja a interrupção do serviço oferecido pela Prefeitura.
O programa de Transporte Social Universitário atende a 262 alunos do ensino superior, matriculados em universidades públicas e privadas dos municípios de Rio das Ostras, Niterói, Rio de Janeiro e Campos dos Goytacazes, em cursos que ainda não são oferecidos na Cidade Universitária de Macaé.
Para os alunos que estudam no Rio de Janeiro e em Niterói, o embarque acontece às 17h de domingo, em frente à praça Washington Luís. Para esses, a volta a Macaé ocorre às 19h30 de toda sexta-feira, partindo os ônibus do entorno da Rodoviária Novo Rio e pegando os universitários de Niterói próximo ao Terminal Roberto Silveira.
As linhas já estão em circulação desde o último domingo (6). Já o embarque para Campos acontece diariamente na Avenida Presidente Sodré, em frente à prefeitura, que disponibiliza quatro viagens no trajeto Macaé x Campos x Macaé. Os horários disponíveis são os de 5h45, 10h30, 16h30 e 17h15. Para Rio das Ostras, a ida ocorre às 17h30 e a volta, às 22h30. Universitários da serra macaense também são contemplados com uma linha Frade x Macaé x Frade..
A secretária adjunta de Ensino Superior, Flaviá Picon, lembra que o TSU atende gratuitamente a todos os alunos contemplados pelo edital. A seleção dos universitários obedece a critérios previstos na Lei nº 2.882/2007 e, em caso de dúvidas, os interessados devem entrar em contato com a administração do programa pelo endereço eletrônico tsu@macae.rj.gov.br.