A Ouvidoria do Gabinete criou recentemente uma campanha para incentivar denúncias de assédio moral em Búzios. Vergonha, medo, hipossuficiência econômica e insegurança com a burocracia do sistema, esses são alguns dos sentimentos que acompanham as vítimas de assédio. Prática que afeta diretamente o trabalho e a vida pessoal de muitas pessoas no Brasil.
Mas, afinal, o que é assédio? O que difere assédio sexual de importunação sexual? Como identificar que posso ter sido vítima? Como denunciar? Entender a diferença entre um crime e outro, como denunciar e o papel da justiça podem ajudar vítimas que estão passando por isso.
O assédio envolve uma série de condutas ofensivas à dignidade que desrespeitam a liberdade da vítima e sua integridade física, moral ou psicológica. Alguns exemplos são: tratar a vítima com inferioridade, criticar seu modo de vestir, controlar sua liberdade de ir e vir, controlar seus vínculos sociais, agressões físicas e manipulação psicológica.
Ações que se iniciam com pensamentos machistas e levam ao comportamento opressor, que pode levar até mesmo ao feminicídio. É importante lembrar que quando não há consentimento, há assédio.
Para realizar a denúncia, a Ouvidoria disponibiliza os seguintes canais: whatsapp (22) 99836-7464, email: ouvidoria@buzios.rj.gov.br ou ainda o Portal FALA BR da CGU, onde o denunciante fará o preenchimento do formulário que poderá ser anônimo e será utilizado para análise dos casos pela Ouvidoria.