A preparação para a volta às aulas prossegue na rede municipal nesta segunda-feira (31) e terça-feira (1º de fevereiro) com treinamento de merendeiras. Ao todo, 169 profissionais que atuam nas escolas municipais participarão da programação, realizada nestes dois dias, das 7h30 às 16h30, no auditório da Cidade Universitária. A temática será “Boas práticas de alimentação escolar”.
O encontro tem o objetivo de levar atualização e orientações específicas sobre o oferecimento da merenda escolar de acordo com o Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE). O foco será destacar as boas práticas no manuseio da merenda escolar e segurança alimentar. A capacitação será ministrada pelas nutricionistas da empresa fornecedora de merenda em parceria com a equipe de Nutrição da Secretaria de Educação.
A rede municipal oferece café da manhã (desjejum), almoço, lanche da tarde e jantar (para os estudantes do turno da noite da Educação de Jovens e Adultos – EJA). Além disso, o cardápio é diferenciado para os que apresentam restrição alimentar como intolerância à lactose, alergia a leite, glúten, diabetes e outras.
Segundo a Secretária de Educação, Eliane Araújo, o trabalho da rede municipal prioriza um atendimento de qualidade no oferecimento da merenda. “O treinamento de merendeiras é essencial para o retorno às aulas. A capacitação dos profissionais que atuam nas escolas municipais é de suma importância para um melhor atendimento dos estudantes”, ressalta.
Macaé segue a determinação da Lei 11.947/2009, que prevê a aplicação de 30% dos recursos da merenda escolar, provenientes do Governo Federal, na compra de produtos da Agricultura Familiar. O município foi um dos pioneiros na região a seguir a legislação federal.