O Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense divulgou, nesta sexta (21), imagens de trabalhadores dormindo no chão da plataforma P-52, que está em operação no Campo do Roncador, na Bacia de Campos. De acordo com o movimento sindical, há surto de Covid-19 na plataforma.
”A Diretoria do Sindipetro-NF está recebendo várias denúncias e a situação, mas parece que o negacionismo do presidente da República se reflete nas plataformas da Petrobrás, que tem mantido os trabalhadores confirmado com COVID-19 a bordo, em alguns casos, por mais de cinco dias com sintomas gripais”, denunciou o coordenador geral do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra.
Segundo o sindicato, além de manter contaminados à bordo, embarques e desembarques de rotina seguem acontecendo normalmente. “Qual seria a intenção? Matar os trabalhadores? Os deixarem loucos? Ou só garantir os bilhões aos acionistas a custo da nossa vida?”, questionou Tezeu.
A diretoria do Sindipetro-NF e da Federação Única dos Petroleiros (FUP) realizaram denúncias ao Ministério Público do Trabalho. Uma ação judicial também será impetrada. Nela, o movimento sindical pedirá o desembarque dos trabalhadores e interdição imediata de todas as unidades que passam por surtos.
Em nota, a diretoria do Sindipetro-NF também informou que registrará ocorrência contra os gestores da Petrobrás por tentativa de assassinato. “Além das falhas nos protocolos, já apontadas inúmeras vezes pelo sindicato, ainda existem um descumprimentos constantes dos protocolos, que colocam em risco a vida de centenas de trabalhadores”, diz o texto.
O Sindipetro-NF pede aos trabalhadores que enviem denúncias por e-mail através do endereço denuncia@sindipetronf.org.br ou pelo WhatsApp do Sindicato (22) 98837-6935.
Procurada, a Petrobras não respondeu os questionamentos até o fechamento desta reportagem.