Leia a nossa última edição #10

spot_img

Macaé: novas ações de enfrentamento à Covid-19 são anunciadas

spot_imgspot_img

Mais lidas

- Advertisement -

O prefeito de Macaé Welberth Rezende anunciou, nesta sexta (14), novas medidas de combate à Covid-19 na cidade. Dentre elas, está a continuidade da estratégia de testagem em massa, além da ampliação dos polos e horário de vacinação da população.

Os anúncios foram realizados durante transmissão ao vivo nas redes sociais. Welberth apresentou os resultados da testagem em massa realizada durante quatro dias desta semana no posto itinerante que percorreu o Calçadão da Avenida Rui Barbosa, Parque Aeroporto, Terminal Central e Lagomar.

De acordo com os dados epidemiológicos, dos 1.428 testes de antígeno aplicados, 478 foram positivos para a Covid-19, o que corresponde a 33,4% das pessoas atendidas. “Iniciamos nesta semana a testagem em massa que nos mostra um cenário de crescimento de novos casos da Covid-19. São pessoas assintomáticas ou com sintomas leves, o que não provocou aumento no percentual de ocupação dos leitos de CTI e enfermaria do HPM. Estamos em alerta e precisamos da contribuição da população para reduzir a circulação do vírus”, destacou o prefeito.

Diante deste cenário, o governo vai continuar a programação de testagem em massa em pontos estratégicos do município, incluindo a Região Serrana, reforçando também a realização dos exames de antígeno nos quatro polos de referência para atendimento de casos de síndrome gripal: UPAs Barra e Lagomar, Pronto Socorro Municipal da Imbetiba e Hospital Público Municipal da Serra (HPMS).

“As ações de testagem no polo itinerante reforçam o mapeamento do cenário da pandemia. Por isso, atendemos as pessoas sem sintomas. Vamos percorrer mais pontos da cidade e de grande circulação para identificar a evolução do índice de positividade. Quem apresenta tosse, febre, dor de cabeça e indisposição, além de perda de olfato e paladar, deve procurar os polos de referência”, destacou Luiz Carlos.
A equipe da Saúde reforçou também que não há aumento do percentual de casos graves de infecção por Covid-19 neste período.

“Mantemos um índice baixo de ocupação dos nosso leitos de CTI e enfermaria, e estamos preparados para atender a população diante de um cenário de novos casos graves. É necessário agora restringir o acesso ao HPM através de visitação para reduzir os riscos de contágio. O momento é de monitoramento e atenção”, destacou Antônio Soares.

O governo realizará também na próxima semana reunião do Comitê Científico que discutirá medidas restritivas para reduzir a circulação do vírus, diminuindo também o novo índice de positividade para a Covid-19.

Vacinação ampliada – Outra estratégia anunciada pelo governo é a instalação da Casa da Vacina no Centro de Saúde Jorge Caldas que realizará a vacinação noturna (17h às 21h) de segunda-feira (17) a sexta-feira (21), para atendimento da população geral acima de 12 anos com aplicação da Primeira Dose, Segunda Dose (Pfizer, Coronavac, AstraZeneca e Janssen) e Dose de Reforço (pessoas que já completaram quatro meses de aplicação da Segunda Dose).

“O objetivo é garantir que toda a população tenha a oportunidade de completar o esquema vacinal e garantir a proteção contra a Covid-19. Além da vacina, é de fundamental importância que a população cumpra os protocolos sanitários de enfrentamento à pandemia, com a utilização de máscara ao sair de casa e em ambientes coletivos, a higienização das mãos e principalmente evitar aglomerações”, apontou Liciane Furtado.

Vacinação de crianças de 5 a 11 anos – Com a previsão do governo do Estado em efetuar neste sábado (15) 1,6 mil doses vacinas pediátricas da Pfizer, Macaé prevê para segunda-feira (17) o início da vacinação das crianças de 5 a 11 anos que pertencem ao público prioritário: Autistas, com Síndrome de Downs e Pessoas Com Deficiência (PCD). O atendimento está previsto para ser realizado na Casa da Vacina.

Os secretários de Saúde, Liciane Furtado, de Atenção Básica, Luiz Carlos Braga e de Média e Alta Complexidade, Antônio Soares, também participaram da transmissão ao vivo.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias

spot_imgspot_img