Leia a nossa última edição #10

spot_img

Covid-19 representa 0,5% de casos testados de síndrome gripal

spot_imgspot_img

Mais lidas

- Advertisement -

Ao registrar nos últimos dias a queda no percentual de atendimentos de casos de síndrome gripal nos quatro polos de referência do município, Macaé mantém também a redução do índice de contágio e circulação da Covid-19 que representa 0,5% dos casos testados pela rede municipal de Saúde.

De acordo com os novos dados levantados pela Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, dos 591 testes de antígeno, realizados nos polos de atendimento aos casos de síndrome gripal, apenas três foram positivos para a Covid-19.

Os dados apontam ainda a redução de 43% no número de atendimentos realizados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Barra e do Lagomar, no Pronto Socorro Municipal de Imbetiba e no Hospital Público Municipal da Serra (HPMS), unidades que mantêm o protocolo de assistência aos casos de síndrome gripal, com triagem dos pacientes da Covid-19.

“Não registramos nenhuma remoção de pacientes atendidos por essas quatro unidades para os leitos de enfermaria e CTI do HPM. Os dados representam o controle do cenário epidemiológico e também a redução dos casos de síndrome gripal. Mas é preciso que a população mantenha os protocolos sanitários, uso de máscaras, higienização das mãos e evitar aglomerações, além de cumprir também o esquema vacinal contra a Covid-19”, alerta a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Lisa Chagas.

Gestantes devem ter cuidados redobrados

A equipe da Saúde faz um alerta para as gestantes do município que precisam manter os cuidados e redobrar os protocolos sanitários: utilização das máscaras, higienização das mãos e principalmente evitar ambientes aglomerados.

“As gestantes precisam ter um cuidado maior quanto à exposição do vírus, tanto da Covid-19, quanto da gripe influenza. Mesmo nos casos de testes negativos, é preciso evitar ambientes com aglomeração de pessoas, manter o uso da máscara e higienizar as mãos”, explica Lisa.

A coordenadora afirma ainda que as gestantes possuem prioridade no atendimento nos quatro polos de assistência aos pacientes de síndrome gripal, e precisam buscar de imediato o serviço médico logo no início dos sintomas: febre, tosse, dor de cabeça, garganta inflamada e perda de olfato e paladar.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias

spot_imgspot_img