spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #10

spot_img

Macaé realiza conscientização contra o Aedes Aegypti nesta terça (14)

spot_imgspot_img

Mais lidas

- Advertisement -

Em Macaé, o Dia D de Conscientização contra o Aedes aegypti será promovido na próxima terça-feira (14), em frente à sede da Sociedade Musical Nova Aurora, no Centro da cidade.

No local, das 9h às 16h, uma equipe da Coordenadoria de Promoção à Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses do município (CEPSACZ) distribuirá panfletos informativos e fará atividades lúdicas com quem estiver passando pelo calçadão, como a utilização de lupas para observar os mosquitos bem de perto.

A ação visa combater esse inimigo tão pequeno, mas que pode ser mortal. E, neste caso, quanto mais informação, melhor, pois cada cidadão pode e deve fazer a sua parte. Atitudes simples fazem grande diferença para evitar a proliferação do mosquito, que pode transmitir dengue, zika e chikungunya.

O período do ano com maior índice de transmissão são os meses mais chuvosos de cada região, mas é importante manter a higiene e evitar água parada todos os dias, porque os ovos do Aedes aegypti podem sobreviver por um ano até encontrar as melhores condições para se desenvolver, segundo aponta o Ministério da Saúde.

Portanto, eliminar água armazenada que pode se tornar possível criadouro é uma dessas atitudes. Os focos podem ser encontrados em vasos de plantas, bolsões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafa.

É importante lembrar-se de: tapar os tonéis d’água, manter as calhas limpas, deixar garrafas e recipientes com a boca para baixo, limpar semanalmente e encher os pratos de vaso de plantas com areia, manter lixeiras bem tampadas, ralos limpos, com aplicação de telas, além de manter lonas para material de construção e piscinas sempre esticadas para não acumular água. Em apenas 15 minutos, é possível identificar e impedir a proliferação do mosquito e fazer a sua parte no combate à dengue.

Sintomas – A febre alta é um dos principais sintomas da dengue, seguida de dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo. Em caso de suspeita, é fundamental procurar um profissional de saúde para ter o diagnóstico correto. A zika e chikungunya têm sintomas semelhantes como febre, dor de cabeça, mal-estar, dores pelo corpo e muita dor nas juntas.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias

spot_imgspot_img