Com mais de 163,4 mil pessoas já completamente imunizadas contra a Covid-19, o que corresponde a 62,8% da população geral, Macaé segue na vanguarda das pesquisas e monitoramentos da pandemia, que asseguram ao município números de referência e de eficácia no enfrentamento ao contágio e letalidade causadas pelo vírus.
Através da cooperação técnica mantida pela Secretaria municipal de Saúde junto aos pesquisadores do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o município segue a frente ao monitorar a eficácia da vacinação da população, o que reforça a campanha já realizada pelo município de aplicação da Dose de Reforço.
Atualmente, Macaé têm mais de 183 mil pessoas vacinadas com a Primeira Dose, o que supera em 70% o total da população geral. E mais de 19 mil pessoas que já completaram os 5 meses de vacinação da Segunda Dose já receberam a Dose de Reforço no município.
“Estamos hoje em uma nova etapa de estudos e análises referentes a atual fase da pandemia. É comprovada a eficácia da campanha municipal de vacinação contra a Covid-19, o que está evidente na redução dos índices de letalidade e de contágio. Agora, o caminho é de garantir também a Dose de Reforço”, destaca Keity Nocchi, coordenadora dos laboratórios de Alta e Média Complexidades do município.
A parceria entre a Saúde e o NUPEM assegura também outras ações importantes de monitoramento da pandemia, como o estudo de variantes realizado pelos pesquisadores que compõem o laboratório do Projeto Covid-19.
Todos esses trabalhos serão ampliados a partir do próximo ano, a partir da inauguração da primeira parte do novo laboratório do NUPEM construído com recursos da Prefeitura de Macaé, voltado a manter o município como referência nacional e mundial nas ações de enfrentamento à Covid-19.