Será realizada nesta quinta-feira (18), antecipando o dia da Consciência Negra, cuja data alusiva é neste sábado (20), a entrega da IV medalha de honra ao mérito Carucango. A programação será às 18h, na sede da Câmara Municipal de Macaé.
A medalha será entregue a representantes de Macaé que se destacam por atuar na prestação de serviços e instituições ligadas a projetos referentes à população negra.
Com o tema “Práticas identitárias como ferramenta de enfrentamento ao racismo”, a ocasião tem o objetivo de homenagear aqueles que são reconhecidos pela contribuição social de pessoas e instituições que se destacaram com ações e projetos relativos à população negra.
A rede municipal trabalha a conscientização racial de forma continuada. Com isso, o ensino municipal segue o projeto de lei 106/2005, que cria a Semana Municipal da Consciência Negra, integrada oficialmente ao calendário do município com o objetivo de discutir e divulgar as políticas e os programas de inclusão racial, no período de 15 a 20 de novembro.
No entanto, além de trabalhar o tema no decorrer de todo ano, escolas municipais realizam programações específicas como debates, rodas de conversa, mostras de fotografias, além de produções artísticas como dança e gêneros textuais. As Secretárias de Educação, Eliane de Araújo, e Adjunta de Educação Básica, Leandra Lopes, frisam que “o tema deve ser tratado no decorrer de todo ano como forma de fortalecimento das políticas públicas voltadas para conscientização”.
O ensino municipal também segue a Lei 10.639/2003, que tornou obrigatórias a inclusão da Cultura Africana e Afrobrasileira na grade curricular. A finalidade é reforçar junto aos educadores do município as novas metodologias e informações para trabalhar com a temática das relações raciais, inserindo o indígena (Lei 11645/08), legislação complementar à Lei 10.639/03, que instituiu a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas.
Carucango e Zumbi
O quilombo é apontado como um dos maiores que existiu no estado do Rio de Janeiro. O nome do quilombo refere-se ao seu líder, chamado de Carucango, Curukango ou Querucango, no Moçambique. Hoje, Carucango é homenageado principalmente nos municípios de Macaé e Conceição de Macabu, por marcar a história do negro no Brasil.
Já o Dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro, estabelecido pela Lei 10.639 de 2003. A data foi escolhida por ser o dia da morte do líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, personagem que representou a luta do negro contra escravidão. Morreu em combate defendendo a cultura e liberdade dos negros.
Homenageados que receberão a medalha:
1- Herança Africana – Professor GabrIel Verani
2 – Memória – Desvendando Macaé
3 – Defesa da Criança, Adolescente, e Idoso – Quelen Rezende
4 – Educação- professora Josenilda Laurindo
5 – Pioneirismo e Resiliência – Marilena Garcia
6 – Música- Andrea Martins
7 – Literatura- Talita Costa
8 – Ações Afirmativas – Movimento Voluntário Cultural
9 – Liderança Comunitária – Gutemberg Filho
10 – Empoderamento Feminino – Iza Vicente
11 – Cultura – Jean Macaé
12 – Religioso voluntário – Pai Anderson Fernandes
13 – Movimento social- Roberto Carlos Souza Silva