spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #10

spot_img

Cabo Frio: Praia do Peró com bandeira Azul arriada até fim das obras

spot_imgspot_img

Mais lidas

- Advertisement -

Por conta das obras do cinturão sanitário na Praia do Peró, em Cabo Frio, que estão sendo realizadas a Bandeira Azul da Praia do Peró, ficará arriada até a sua conclusão que começaram dia oito com prazo de conclusão de 30 dias.

Com pouco mais de 500 metros de extensão, no trecho certificado com a Bandeira Azul, o cinturão é uma reivindicação antiga de moradores, veranistas e ambientalistas para evitar qualquer risco de poluição na praia com o esgoto do banheiro dos 17 quiosques da orla.

As melhorias no Peró começaram depois do lançamento da campanha “Saneamento Já”, lançada pelo movimento Amigos do Peró. Em reunião com a presença do veranista e deputado Luís Martins, que frequenta o Peró há mais de 20 anos, eles cobraram a comunidade cobrou as melhorias. O prefeito José Bonifácio pediu água potável e o cinturão de saneamento. Prometeu também um espaço para a coordenação do projeto Bandeira Azul, Guarda Marítima e Posturas, mas a promessa ainda não foi concretizada.

“Conseguir a inclusão do Peró na área de saneamento do plano quinquenal de revisão do contrato de concessão entre o estado e a Prolagos é um grande passo em prol da manutenção da Bandeira Azul. Vamos continuar na luta para valorizar a importância do título de Bandeira Azul da Costa do Sol”, disse Luís Martins.

A Bandeira Azul (selo internacional de qualidade ambiental) será hasteada simbolicamente dia 25 para a temporada 2021/2022. A coordenação nacional do projeto recomendou que a bandeira ficasse arriada durante as obras. A concessionária Prolagos, com autorização da Prefeitura de Cabo Frio, está instalando tubos especiais (que não absorvem gordura) de 150 milímetros ao longo do asfalto e vai doar caixas de gordura para os quiosques, que já estão abastecidos com água potável.

O presidente da Prolagos, Pedro Freitas, garantiu que as obras ficam prontas antes da alta temporada de verão, que começa logo após o Natal. Ele garantiu que o Peró será o primeiro bairro de Cabo Frio atendido com rede separativa tão logo a agência reguladora (Agenersa) aprove o plano de investimentos da concessionária. Atualmente, os esgotos do bairro são lançados na rede de água pluvial, que está saturada.

Na reunião de lançamento do projeto, os moradores também cobraram reforço no ordenamento da praia e melhorias na Praça do Moinho, único espaço de lazer do bairro. O secretário municipal de Governo, Davi Souza, prometeu a revitalização da praça, o que ainda não aconteceu. Os moradores pediram apoio da Prefeitura para o projeto “Atletas do Peró”, mas até hoje não foram atendidos.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias

spot_imgspot_img