A Orquestra Sinfônica Maciuccia Iacovino, de Campos dos Goytacazes (RJ), fará um concerto com entrada gratuita em Macaé, Rio das Ostras, Quissamã e mais duas cidades do Rio de Janeiro.
Os shows acontecem no Centro Cultural Sobradinho, em Quissamã, no dia 18 de novembro e em 25 de novembro a orquestra será recebida em casa, na Igreja de São Francisco, em Campos. Em 2 de dezembro o Teatro Popular de Rio das Ostras será palco de outro concerto para em seguida, dia 16 de dezembro, a turnê ser encerrada na Sociedade Musical Nova Aurora, em Macaé. Todas as apresentações têm entrada franca.
Formada em 1995 a partir da inclusão de seu projeto na ONG Orquestrando a Vida, a Orquestra Sinfônica Maciuccia Iacovino vem arrebatando aplausos por onde se apresenta. Com direção geral do maestro Jony William Villela Vianna, coordenação artística de Hodyllon Martins e regência do maestro Brian Fleming, seus 58 músicos, na faixa etária de 10 a 19 anos, são provenientes de áreas de risco social.
O projeto social Orquestrando a Vida “El Sistema Brasileiro” foi implantado em Campos dos Goytacazes há 26 anos nos moldes do El Sistema venezuelano.
Os Concertos presenciais seguirão todos os protocolos de segurança para a COVID-19, indicados pelos órgãos competentes, incluindo a exigência do uso de máscara, a disponibilização de álcool gel e o distanciamento social. O número de visitantes também será limitado, de acordo com as normas de cada espaço, com indicação de horário de entrada e tempo de permanência. Haverá aferimento de temperatura para ingresso no local.
O Circuito Orquestra de Campos é patrocinado pela Enel Distribuição Rio e Lei Estadual de Incentivo à Cultura – Secretaria de Cultura e Economia Criativa – Governo do Estado Rio de Janeiro, Patrocínio Arteris e Apoio do Instituto FAR, com o Apoio Institucional das Prefeituras, Realização Instituto Dell’Arte.