spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #10

spot_img

Projeto Robótica Espacial de Macaé ganha reforço de impressoras 3D

spot_imgspot_img

Mais lidas

- Advertisement -
Com o objetivo de reforçar as atividades do projeto  de Robótica Espacial de Macaé,  as  unidades municipais  Zelita Rocha de Azevedo (Parque Aeroporto)  e Polivalente Anísio Teixeira (Costa do Sol) receberam neste sábado (30) impressoras 3 D. 

A entrega, uma parceria com a empresa  Creality, aconteceu na sede do Zelita Rocha com todos os protocolos sanitários. A proposta é impulsionar as atividades do mundo maker. As participantes de Macaé fazem parte de um grupo de 250 escolas no país selecionadas para fazer parte do projeto, que é uma iniciativa pedagógica da Universidade de Brasília ( UnB) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação ( FNDE), com apoio técnico da Agência Espacial Brasileira. 

A Escola Municipal Nilton Balthazar, de Rio das Ostras, também ganhou impressora, neste sábado. A previsão é que as escolas Municipais Eda Moreira Daflon (Centro) e Paulo Freire (Lagomar) ganhem, em breve, impressoras 3D. Os alunos participantes se envolvem em um curso totalmente digital, de autoaprendizagem, com uso de uma plataforma pedagógica, que oferece aos estudantes conhecimentos teóricos e práticos sobre robótica.

A plataforma usa simuladores para que os alunos vivenciem, de forma bem realista, a criação e a montagem de um robô Rover Vehicle, inspirado no projeto Artemis, liderado pela Nasa, do qual o Brasil faz parte, por meio da Agência Espacial Brasileira. Durante o curso, os estudantes passam por reforços didáticos, resumos simplificados, dicas práticas, testes e avaliação progressiva. Durante as aulas são combinados teoria e prática, simulam o uso de multímetros, ferramentas mecânicas, motores, microcontroladores, protoboards, leds, sistemas elétricos e módulos bluetooth.

Investimento em inovação – A rede municipal investe na robótica e conta com o lab#InovareAprender, reconhecido por ser ambiente dos makerspace, laboratório voltado para  criatividade, tecnologia, ciência e inovação. Em Macaé, as estações de robótica envolvem diretamente uma média de  4  mil estudantes. O programa InovareAprender é voltado para inovação pedagógica e robótica, sendo realizado pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação e Secretaria de Ciência e Tecnologia.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias

spot_imgspot_img