A Prefeitura de Cabo Frio lançou nesta sexta-feira (29) oficialmente o programa Moeda Social Itajurú.
A solenidade aconteceu no Ciep Professora Amélia Ferreira dos Santos Gabina, no Manoel Corrêa, bairro escolhido para dar início ao projeto piloto, com a presença do prefeito José Bonifácio, da secretária de assistência social Nilza Miquelotti, o prefeito de Maricá Fabiano Horta, o vice-prefeito de Maricá Diego Zeidan, o vereador do Rio de Janeiro Lindbergh Farias, e demais autoridades de Cabo Frio.
Nesta fase inicial, 500 famílias em situação de vulnerabilidade social começaram a ser beneficiadas com 200 itajurus mensais, o equivalente a R$ 200.
A Moeda Social Itajuru é inspirada no Programa Moeda Social Mumbuca implementada na cidade de Maricá.
“Em 2013, com o prefeito Quaquá nós começamos o programa Mumbuca exatamente como Cabo Frio inicia hoje. Aos poucos, o programa foi se ampliando e hoje, é algo grandioso na cidade. Saiam daqui com a sensação de que o bairro Manoel Corrêa nunca mais será o mesmo, Cabo Frio nunca mais será a mesma, com o povo gerando orçamento e o orçamento indo para o povo.” Afirmou Fabiano Horta.
Diego Zeidan, vice-prefeito de Maricá que já foi Secretário de Economia Solidária e responsável por boa parte da implementação do programa na cidade não escondeu o orgulho de ver a Itajuru sendo lançada em Cabo Frio.
“A Moeda Social Mumbuca ajudou a cidade durante a pandemia, a reduzir as desigualdades sociais e a incentivar o comércio ao local, além de trazer dignidade a população. Isso que a moeda Itajuru irá fazer em Cabo Frio, é muito bom ver as políticas sociais de Maricá servir de exemplos para outros municípios e ver que outras cidades têm a mesma preocupação com o povo que Maricá teve e tem.” Afirmou Diego Zeidan.
Na solenidade, as famílias já começaram a receber os cartões já carregados.
“Sou moradora de Cabo Frio há 25 anos e em nome de todos os moradores, todas as mães, chefes de família venho agradecer a nosso prefeito. Para muitos parece ser pouco, mas para nos é uma grande ajuda. Nos dias de hoje, a dificuldade é muito grande, para quem está recebendo é uma benção. Eu fiquei muito feliz quando vi meu nome lá e tenho certeza que todas as mães assim como eu ficaram. “Afirmou Edileuza, uma moradora do bairro que está sendo beneficiada pelo programa.
A secretária de Assistência Social, Nilza Miquelotti afirmou que esse é apenas o primeiro passo para mudar a vida de muitas pessoas.
“Além de ajudar essas família, estamos fazendo com que o comércio também seja beneficiado, uma renda que gira no município. Hoje é um dia muito feliz para todos nós, é emocionante ver se tornar realidade.”, Afirmou a secretária.
O Prefeito José Bonifácio contou com orgulho que esse é o início de um grande passo para a cidade de Cabo Frio.
“Esse é o começo de tudo, nós queremos ampliar ainda mais. Na cidade de Maricá, o programa ajudou centenas de famílias e queremos fazer a mesma coisa em Cabo Frio. Itajuru vem para ajudar essas mulheres, mães de famílias em vulnerabilidade a seguir com suas vidas, a ter dignidade, a dar sustento aos seus filhos. ” disse com alegria o prefeito de Cabo Frio.