spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #10

spot_img

Crianças contam com teste do olhinho gratuito em Quissamã

spot_imgspot_img

Mais lidas

- Advertisement -

A Secretaria de Saúde, por meio dos Programas de Triagem Neonatal e Saúde da Criança e Adolescente, realiza o teste do olhinho em Quissamã.

O exame já sai agendado da maternidade e é realizado no Centro de Saúde, toda quinta-feira a partir das 9h. Em Quissamã, nos primeiros quatro meses deste ano, foram realizados 124 testes.

A campanha defende a realização do teste em todos os bebês logo após o nascimento, a fim de detectar qualquer alteração que possa causar obstrução no eixo visual e uma possível cegueira. O diagnóstico precoce possibilita o tratamento adequado.

É um exame simples, rápido e indolor que consiste na identificação de um reflexo vermelho, que aparece quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê. Para que este reflexo possa ser visto, é necessário que o eixo óptico esteja livre, sem nenhum obstáculo à entrada e à saída de luz pela pupila. Isso significa que a criança não tem nenhum obstáculo ao desenvolvimento da sua visão.

O fenômeno é semelhante ao observado nas fotografias. É por meio dele que o pediatra consegue detectar qualquer obstrução no eixo visual do bebê, como por exemplo, o glaucoma congênito, a catarata, entre outros problemas, fazendo com que a identificação precoce possibilite o tratamento no tempo certo e o desenvolvimento normal da visão quando possível.

O teste consegue detectar algumas doenças e prevenir outras. O aparelho tem o formato de uma caneta, um pouco maior apenas e possui uma luz vermelha que é apontada para os olhos.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias

spot_imgspot_img