spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #10

spot_img

Parceria de municípios e comunidade acadêmica quer soluções para lixão desativado da Baía Formosa

spot_imgspot_img

Mais lidas

- Advertisement -

Com grande risco de contaminar os mananciais por conta do chorume, o lixão desativado da Baía Formosa é pauta de reunião entre as prefeituras de Armação dos Búzios e Cabo Frio com o Instituto Federal Fluminense (IFF). Durante o encontro, deve ser formalizado o início dos estudos para buscar soluções para o problema.

De acordo com a Prefeitura de Búzios, “essa parceria vai diagnosticar quais são os contaminantes predominantes na região e qual a forma mais adequada de remediação do vazadouro (nome técnico). Em outras palavras, busca-se equacionar o passivo ambiental do referido lixão”, disse, em nota.

Vale lembrar que a decomposição dos resíduos de um lixão pode representar inúmeros riscos de contaminação. Um dos principais riscos é aos mananciais adjacentes, já que o chorume do lixo pode “infiltrar” no solo e contaminar os lençóis freáticos. Há, também, risco de contaminação do ambiente atmosférico, devido ao espalhamento de microlixo pela ação do vento e espalhamento de gases decorrentes da decomposição do material, afetando áreas residenciais nas redondezas.

“Soma-se que, institucionalmente, representa uma consolidação do trabalho ambiental conjunto entre os dois municípios, abrindo perspectivas para novas ações conjuntas e cooperação no atual complexo cenário regional, visando ações de sustentabilidade e recuperação de áreas degradadas”, destacou a prefeitura buziana, em nota.

Participarão do encontro o secretário do Ambiente, Pesca e Urbanismo de Búzios, Evanildo Nascimento, o Secretário do Ambiente de Cabo Frio, Juarez Lopes e com o Coordenador e Professor do IFF, Vitor Assunção. A reunião acontecerá nesta quarta (15).

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias

spot_imgspot_img