Macaé será o próximo destino do Fórum Regional do Turismo Fluminense realizado pelo Governo do Estado. A segunda edição do evento vai contemplar a Costa do Sol, no final de setembro.
O anúncio foi feito durante a primeira edição do Fórum Regional de Turismo Fluminense que aconteceu nesta quinta-feira (26/8), em Vassouras, na região do Vale do Café, com a presença do governador Cláudio Castro, secretários municipais de Turismo e entidades do setor.
Promovida pela Secretaria de Estado de Turismo, a iniciativa faz parte do ‘Turismo RJ + Perto’, programa que visa a integração entre os representantes do segmento, prefeituras e o Estado para o desenvolvimento do setor no cenário de retomada das atividades.
O investimento para a divulgação do Rio de Janeiro na alta temporada, a partir de outubro de 2021, será de R$ 12 milhões, segundo o governador Cláudio Castro.
“A pandemia tem duas tristes faces: a da doença e as consequências dela, como o desemprego e a miséria. O turismo foi um dos setores que mais sofreu com a crise sanitária da Covid-19. Por isso, fiz questão de sentar com toda a cadeia produtiva de vários segmentos para dialogar e saber como cada um poderia contribuir com o Estado. E, com trabalho e muitas ações, a atividade econômica voltou a crescer no Rio de Janeiro”, lembrou Cláudio Castro.
Para o segundo semestre, de acordo com o secretário Tutuca, o foco estará na atração de turistas brasileiros para o Rio de Janeiro.
“Uma das campanhas da Setur, “O Rio de Janeiro continua lindo e perto”, terá o enfoque nos turistas brasileiros. Para isso, faremos ativação de um stand em sete cidades do país, no eixo Sudeste e Centro-Oeste. Vale dizer que são cerca de 11 milhões de turistas domésticos e nossa missão é atrair o maior número deles para o estado”, salientou o secretário de Turismo.
Calendário da Virada
Outra ação do Governo do Estado para promover eventos no cenário de retomada será o “Calendário da Virada”. Em conjunto, as secretarias de Turismo, Cultura e Esporte, Lazer e Juventude vão lançar, em breve, um cronograma de atividades – serão 30 eventos esportivos e 23 culturais e de lazer – em todo território fluminense. Um dos eventos será o Natal Imperial, na cidade de Petrópolis, na Região Serrana.
“O ‘Turismo RJ + Perto’ também prevê o resgate das feiras agropecuárias, tão tradicionais no interior. A edição de Cordeiro, por exemplo, já tem cem anos de existência, mas não pode ser realizada em virtude da pandemia”, destacou Gustavo Tutuca.