spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #10

spot_img

Petrobras investe R$ 10 mi no centro de operações da Bacia de Campos

spot_imgspot_img

Mais lidas

- Advertisement -

A Petrobras anunciou o investimento de R$ 10 milhões no Centro de Operações Integradas (COI) na Bacia de Campos. O local possui cerca de 50 monitores, que acompanham, em tempo real, processos de produção de petróleo e escoamento de óleo e gás na região, situados a dezenas de quilômetros de distância de Macaé.

Segundo a estatal, O COI também monitora os estoques e traça estimativas de produção e de escoamento do óleo, o que evita a parada temporária das plataformas
navios-tanques e embarcações de suprimentos. 

Agora, a Petrobras quer incorporar tecnologias digitais, como ferramentas de Machine Learning, para encontrar padrões entre as diferentes classes de informações e, desta forma, aumentar a eficiência de atividades de exploração e produção de petróleo.

O objetivo é gerar análise estatística e conseguir prever, por exemplo, maximizar o escoamento de petróleo e gás e até mesmo otimizar parâmetros de tratamento de petróleo das plantas industriais das plataformas. 

“Processamento mais rápido e algoritmos mais eficientes nos ajudam a reduzir riscos e antecipar decisões, elevando o retorno econômico dos nossos processos”, explica Fernando Borges, diretor de Exploração e Produção da Petrobras.

O Centro de Operações Integradas conta também com recursos e tecnologias de conectividade que permitem, com total segurança, o controle operacional e de produção de uma plataforma remotamente.

Atualmente, 11 plataformas já possuem controle em terra. Uma das vantagens deste modelo é a redução de equipe embarcada, que permite diminuir a exposição a risco ocupacional, mantendo o nível de qualidade e segurança. 

Fonte: Agência CMA

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias

spot_imgspot_img