spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #10

spot_img

Cresce a prática de canoa havaiana em Macaé

spot_imgspot_img

Mais lidas

- Advertisement -

O esporte aquático canoa havaiana tem se popularizado cada vez mais em Macaé. A modalidade chama a atenção na orla da praia de Imbetiba, por meio do clube Kwanita Va’a, que realiza os treinos no local.

Atualmente,  o Kwanita possui 40 membros. Alguns, praticam a atividade às 5h30 e são presenteados com o nascer do sol, cada dia um espetáculo novo. O percurso do dia é de acordo com a condição do mar.

Segundo a presidente do clube, Clarice Teixeira, em dias de calmaria é normal percorrerem aproximadamente 6,5Km, por aula. Pontos turísticos de Macaé como Farol Velho, Forte Marechal Hermes, Ilha da Caieira, fazem parte da rota do clube. Em dias específicos, os atletas se animam a remarem até o Arquipélago de Santana ou até à Praia das Pedrinhas,  percorrendo toda orla de Macaé.

Usada como meio de transporte há três mil anos, a canoa havaiana tem a sua origem na Polinésia, região conhecida por agrupar ilhas do Pacífico, entre elas o Havaí, atualmente território dos Estados Unidos. Os benefícios da modalidade são muitos, desde os físicos aos psicológicos. O único requisito é saber nadar. Mesmo assim, existe uma técnica chamada “huli”, que por prudência ela é um dos primeiros aprendizados que um remador iniciante precisa receber. 

Os interessados devem fazer uma aula experimental e entrar em contato com a direção para efetivar os seus cadastros,  adquirir o uniforme e escolher o dia em que irá praticar o esporte.

Em setembro, nos dias 11 e 12,  o clube Kwanita irá participar da 1° etapa do Campeonato de Canoagem Va’a Costa do Sol, na Lagoa de Imboassica, em Macaé.  Será a primeira vez que o clube participa de um campeonato. O circuito já conta com aproximadamente 30 clubes inscritos das cidades de Niterói,  Iguaba Grande, Araruama, Cabo Frio,  Búzios, Rio das Ostras e Macaé.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias

spot_imgspot_img