spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #10

spot_img
spot_imgspot_img

Presa dupla que aplicava golpe do falso curso profissionalizante em São Pedro da Aldeia

Mais lidas

- Advertisement -

Policiais civis da 125ª DP (São Pedro da Aldeia) prenderam em flagrante, no último sábado (31), dois homens acusados de estelionato. Eles foram capturados em um clube, onde faziam inscrições de dezenas de pessoas em um falso curso profissionalizante de operador de máquinas pesadas.

Inicialmente, eles ofereciam uma capacitação gratuita. No entanto, após apresentação do método, cobravam uma taxa entre R$ 750 e R$ 1.500, de acordo com a forma de pagamento.

As investigações apontam que o golpe consiste no recrutamento de interessados via redes sociais. O valor pago na inscrição era, supostamente, para a manutenção e suporte pedagógico por uma segunda empresa. As aulas seriam ministradas em plataforma de ensino a distância, com a promessa de que, ao final do curso teórico, os alunos teriam aulas práticas. O dinheiro, na verdade, era repassado a um terceiro estabelecimento. Todas as empresas envolvidas têm sede no estado de São Paulo.

Segundo os policiais, em um site de reclamação na internet, verificou-se que cerca de 40 pessoas foram vítimas do esquema criminoso no país. Porém, estima-se que o número real seja ainda maior. Elas alegam nunca terem concluído o curso por diferentes motivos, desde o não recebimento de login da plataforma on-line, como a não realização das aulas práticas conforme prometido pelos golpistas.

Ainda de acordo com os agentes, as capacitações eram oferecidas por um valor bem abaixo do praticado no mercado para atrair as vítimas, o que caracteriza ainda mais a fraude. A linha inicial de investigação prevê a existência de um sistema criminoso de venda de falsos cursos por essas empresas em todo o Brasil.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias

spot_imgspot_img