spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #10

spot_img

Arraial do Cabo e São João da Barra enfrentam problemas para notificar óbitos pela Covid-19

spot_imgspot_img

Mais lidas

- Advertisement -

Cidades fluminenses como Arraial do Cabo e São João da Barra enfrentam problemas na notificação dos óbitos por Covid-19. Os municípios não estão conseguindo informar as mortes pela doença nos sistemas E-sus e Sivep-Gripe, do Ministério da Saúde.

Os boletins emitidos diariamente ou semanalmente pelas prefeituras cooperam para uma transparência dos casos. Os dados inseridos nos sistemas do Ministério da Saúde são de responsabilidade dos municípios e deveria ocorrer em até 24 horas após a divulgação da causa da morte,porém, o problema nas notificações tem se mostrado constantes, revelando a fragilidade do sistema de acompanhamento epidemiológico no Estado.

São João da Barra tem, de acordo com o boletim do Estado, somente 22 mortes por Covid-19, sendo o 12º município com menos óbitos no estado. Porém, conforme os dados divulgados pela própria prefeitura, já foram contabilizadas 156 mortes por complicações do coronavírus.

Arraial do Cabo registra nos sistemas oficiais do Rio, 40 mortes e 749 casos confirmados da doença. Mas, de acordo com o município, a cidade já chega a 87 óbitos e 1.564 pessoas infectadas, sendo que a marca de 40 mortes pela doença foi superada em 9 de março deste ano, o que mostra que o sistema do Estado não atualiza há quatro meses e meio atrás.

“Entendo que isso aconteça por falta de um sistema organizado de notificação. Ninguém é enterrado sem um atestado de óbito. O que falta é um responsável para incluí-lo no sistema”, diz Tânia Vergara, presidente da Sociedade de Infectologia do Estado do Rio.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias

spot_imgspot_img