spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #10

spot_img
spot_imgspot_img

Casimiro de Abreu realiza censo populacional de cães e gatos

Mais lidas

- Advertisement -

Durante o mês de julho e agosto, a Prefeitura de Caimiro de Abreu, por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental, está realizando o censo populacional dos animais domésticos, com o objetivo de saber o número aproximado de cães e gatos no município.


Os Agentes de Combate à Endemias irão apresentar um formulário para os moradores e colher informações sobre os animais, tais como quantos animais têm, se estão vacinados e castrados, etc. A ação faz parte do Programa Municipal de Educação em Saúde, Guarda Responsável e Controle Populacional de Cães e Gatos.

A população de animais que vivem nas ruas vem crescendo no município e gerando um problema de saúde pública, além de sofrimento para estes animais.

Segundo informações da Prefeitura, muitos dos animais que estão nas ruas, possuem tutor, casa onde se alimentam mas não ficam restritos ao imóvel. Estes animais são chamados de semidomiciliados.


O supervisor técnico da Coordenação, Eduardo Branco, explica que muitas pessoas têm uma grande quantidade de animais e não conseguem cuidar da forma correta, não aplicando vacinas, nem mantendo-os vermifugados e o controle sanitário também está previsto no Programa.

Eduardo destaca também a importância da castração juntamente com a conscientização dos tutores, para o controle populacional. “A castração é uma ferramenta para se alcançar o controle populacional de cães e gatos. Porém juntamente com essa ação, é preciso a conscientização da população sobre os cuidados com seu animal, para reduzir os maus tratos e o abandono. Quem tem animal precisa assumir a responsabilidade de cuidar bem, mantendo-o em segurança, restrito à sua residência”, finaliza o supervisor.

Para mais informações basta entrar em contato com a Secretaria de Saúde, pelo telefone 2778-1248, ramais 234 e 239.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias

spot_imgspot_img