A empresa que realiza o transporte coletivo, a SIT, pode perder a concessão ou ter que fazer algumas mudanças para poder continuar atendendo as demandas do município. A Prefeitura de Macaé iniciou o estudo técnico do projeto para elaboração de licitação da nova concessão do transporte público coletivo.
O processo foi iniciado em 24 de maio pela Secretaria de Mobilidade Urbana, que está trabalhando a partir de determinação do atual governo municipal de oferecer um serviço melhor para os usuários do transporte coletivo no município.
Paralelo a isso, todos os caminhos estão sendo tomados pela secretaria para que a concessionária responsável pelo transporte coletivo urbano apresente melhorias para os cidadãos. Desde o início do ano, a Mobilidade Urbana está atuando para que a concessionária cumpra todas as normas legais e o contrato em vigor. Já que processos licitatórios passam por vários trâmites burocráticos legais, podendo ser demorados. Isso significa que enquanto o processo para uma nova concessão tramita, a fiscalização e exigência de um melhor serviço, continuam.
Nesta terça-feira (15), o Secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz, se reuniu com o vereador e líder do governo na Câmara Municipal, Guto Garcia, para falar sobre o estudo técnico e assuntos relacionados ao transporte coletivo.
“A secretaria está tomando vários caminhos para termos melhorias no serviço prestado pela concessionária SIT. Temos enviado relatórios para a empresa, cobrando melhorias. E, em breve, teremos uma renovação da frota, com mais ônibus e veículos mais novos circulando. Não podemos ficar parados para ter uma solução. Estamos trabalhando e fazendo ações. O histórico que temos dos processos licitatórios é que não costumam ser rápidos. Não vamos errar por omissão”, disse Jayme Muniz.
“Foi um compromisso do prefeito Welberth Rezende e que ele vai cumprir em relação à licitação do transporte público. É algo que tem que ser feito pelo serviço que está sendo oferecido nos últimos anos”, disse o vereador Guto Garcia.