Costa do Sol,

quinta-feira, agosto 18, 2022
spot_img

Leia a nossa última edição #08

spot_img

Escola Municipal de Dança lança workshop nesta sexta-feira

Mais lidas

- Advertisement -

Nesta sexta-feira, dia 18, acontece o primeiro ‘Workshop Caminhos da Dança’, realizado pela Escola Municipal de Dança (E.M. Dança). O evento é online e será transmitido, ao vivo, a partir das 19h, pelo YouTube. participação é gratuita e com certificação para quem a solicitar ao vivo.

O projeto consiste em 15 lives com professores, coreógrafos, funcionários da E.M.Dança e também convidados renomados nacional e internacionalmente. A primeira live será ‘Comecei na E.M.Dança e o caminho que trilhei’, com os bailarinos Thalia Araújo e Gabriele Geremias, graduando em dança. A mediadora será a coreógrafa e professora da E.M.Dança, Luize Helena Pessanha. O acesso ao evento é através do link https://youtube.com/playlist?list=PLznOWPP4CJmZoiLMO-h2CWPhY5ZetbHF_ . Durante a live será disponibilizado um formulário para solicitação do certificado.

“O ‘Workshop Caminhos da Dança’ é voltado para o público em geral, com conteúdo para alunos, pais, futuros profissionais de dança e interessados. As datas das 15 lives serão divulgadas semanalmente através das redes sociais da Secretaria de Cultura de Macaé”, disse a diretora da E.M.Dança, Claudia Tenório.

Também nesta semana, as crianças e os adolescentes matriculados na Escola iniciaram aulas de ‘Alongamento e Flexibilidade’. A equipe da E.M.Dança promove a interação remota entre os alunos com atividades desafiantes e lúdicas. As aulas acontecem três vezes por semana, em três grupos separados por faixa etária de 5 a 7 anos, 8 a 12 anos e 13 a 18 anos.

Estas aulas passam a ser ministradas para minimizar algumas das consequências do isolamento social em decorrência da pandemia de covid-19 em crianças e adolescentes, tanto as físicas, como o sedentarismo, quanto às psicológicas. Entre as principais consequências deste período, segundo a equipe docente da E.M.Dança estão a diminuição do acervo motor, ou seja, da redução da capacidade de assimilação e armazenamento no sistema nervoso central de novos gestos e movimentos motores; o aumento do peso, os desvios posturais e até os conflitos na socialização.

Programação do ‘Workshop Caminhos da Dança’:

Tema: ‘Universidades de dança’, mediadora- Luize Helena Pessanha, coreógrafa e professora da E.M.Dança.
Convidados: Vanessa Barcellos (UniverCidade), Lívia Rodrigues (UFRJ) e João Mandarino (Angel Vianna)

Tema: ‘A dança e seus caminhos’, mediadora- Cristine Barreto Ximenes, professora e coreógrafa da E.M.Dança.
Convidado: Cicero Gomes, Primeiro Bailarino do Teatro Municipal do Rio de Janeiro

Tema: ‘Dança Moderna’, mediadora- Luize Helena Pessanha
Convidado: Andreia Raw (Dança Moderna)

Tema: Apresentação do grupo Represent Dance Crew, mediador- Thiago Morethe, professor e coreógrafo da E.M.Dança.
Convidados: Grupo Represent Dance Crew

Tema: ‘Ser Coreógrafo’, mediadora- Luize Helena Pessanha
Convidados: Jesse da Cruz (Professor do Bolshoi) e Taís Vieira (Coletivo Flores)

Tema: ‘Graduação no exterior’, mediadora- Luize Helena Pessanha
Convidados: Flávia Burlini (Instituto Politécnico de Lisboa); Danilo Cardoso (Folkwang Universität)

Tema: ‘Artista Multifacetada’, mediadora- Luize Helena Pessanha
Convidado: Denise Telles (coreógrafa e bailarina)

Tema: ‘Acessibilidade na Dança’, mediadora- Luize Helena Pessanha
Convidados: Dilma Negreiros, cofundadora e diretora de produção do CIEMH2 Núcleo Cultural, Mestre em Comunicação Acessível (IPLeiria/Portugal), Especialista em Acessibilidade Cultural(UFRJ), integra Rede Nacional de Articulação, Formação e Fomento em Acessibilidade Cultural (RAFFACULT); Aline Negreiros, dançarina (CIEMH2 Núcleo Cultural) e  Vânia Tolipan (Grupo Portadores da Alegria).

Tema: ‘Economia Criativa: A importância do segmento da Dança’, com Jerônimo Prudêncio, Bacharel em Economia pela UFF e assistente administrativo da E.M.Dança.

Tema: ‘Qualificação x informalidade: A importância da Educação’, com Jerônimo Prudêncio

Tema: ‘Mercado de trabalho – Dicas de como elaborar Currículo e buscar vagas de emprego’, com Jerônimo Prudêncio.

Tema: ‘Educação Financeira – Noções de como elaborar uma planilha de controle de gastos’, com Jerônimo Prudêncio.

Tema: ‘Gestão de Projetos Culturais: A importância de transformar ideias em Projetos’, mediador: Jerônimo Prudêncio
Convidada: Priscila Azeredo, Bacharel em Produção Cultural pela UFF, Produtora Cultural da Secretaria Municipal de Cultura de Macaé, com Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos e em Marketing.

Tema: ‘LIBRAS para além da acessibilidade’, mediador: Jerônimo Prudêncio.
Convidado: Lucas Vilaça Ribeiro, Licenciado em Pedagogia, possui Pós-graduação em LIBRAS e é aluno especial no mestrado de Educação Bilíngue do INES.

- Advertisement -

Últimas noticias

- Advertisement -