spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #10

spot_img

Violência contra pessoa idosa é tema de debate em Macaé

spot_imgspot_img

Mais lidas

- Advertisement -

No próximo dia 23, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher Pérola Bichara Benjamim (Ceam) realizará o IV Encontro do Grupo de Trabalho (GT) da Rede de Proteção e Atendimento à Mulher. O encontro vai acontecer de forma virtual às 9h.

O tema remete ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção da Violência à Pessoa Idosa, no dia 15 de junho em 2006.

O evento vai ser aberto à população que poderá participar pelo link de acesso na Internet meet.google.com/hnv-wcuv-wwa. O debate será promovido pela coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas II),a assistente social Katia Costa Miranda; a psicóloga Katy Bergamini Giaquinto da equipe técnica da Instituição de Longa Permanência para Idosos (Ilpi); e a vice-presidente do Conselho Municipal do Idoso de Macaé, fonoaudióloga Mariléa Ramos. A mediação será a cargo da coordenadora geral de Políticas para as Mulheres e do Ceam, Jane Roriz.

O objetivo do encontro é discutir a construção de ações de prevenção contra os diversos tipos de violência sofridos pelos idosos, com ênfase às questões das mulheres, como negligência, abandono, violência física, psicológica, financeira e outras. As palestrantes também vão discutir os impactos na questão da saúde das mulheres idosas diante das medidas de isolamento devido à pandemia.

Roriz lembrou que os direitos dessa população estão assegurados na Constituição Federal e no Estatuto do Idoso. Segundo ela, os dados do Disque 100 (serviço que recebe denúncias sobre as violações dos direitos humanos) revelam que, somente neste primeiro semestre do ano, foram 33,6 mil casos de violação dos direitos dos idosos registrados no país. “Precisamos nos debruçar um pouco mais sobre essa discussão e este será o nosso objetivo neste GT. Ouvir também as outras profissionais que estão na ponta atendendo os idosos e juntando a nossa experiência no Ceam para construirmos, juntos, ações preventivas”, destacou.

O Ceam é um espaço de acolhimento/atendimento psicológico e social, orientação e encaminhamento jurídico à mulher em situação de violência. Para receber o atendimento não precisa agendar, basta ir ao Ceam, que funciona à Rua São João, 33, no Centro de Macaé, e contar a situação que vivencia. O telefone fixo para atendimento ao público é (22) 2796.1045 e também tem o celular: (22) 99817.0976 que toda mulher deve salvar na agenda. O contato também pode ser via o email ceam@macae.rj.gov.br.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias

spot_imgspot_img