Costa do Sol,

segunda-feira, agosto 15, 2022
spot_img

Leia a nossa última edição #08

spot_img

Canal da Lagoa de Imboassica é aberto para diminuir nível de água

Mais lidas

- Advertisement -

O canal extravasor da Lagoa de Imboassica, próximo à praia das Pedrinhas, na divisa com Rio das Ostras, foi aberto para escoamento de água, na última quinta-feira, dia 10. A ação foi realizada pela Secretaria de Serviços Públicos, com o apoio e a autorização da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade de Macaé, da Guarda Ambiental e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

A abertura emergencial é a maneira com que técnicos do Grupo de Trabalho da Câmara Técnica de Lagoas e Zonas Costeiras do CBH – Macaé encontraram para diminuir o nível de água da Lagoa, que aumentou muito devido às chuvas dos últimos dias.

Segundo a Defesa Civil, há previsão de precipitação para região para os próximos dias. De acordo com o documento emitido pelo Inea, a régua milimétrica encontra-se com a marcação de 1,20 metros, havendo riscos de inundações nos bairros situados nas imediações da Lagoa de Imboassica.

Como esclarece o Secretário adjunto de Serviços Públicos, Rodrigo Silva, o Inea/Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade construiu no canal extravasor um vertedouro a fim de regular o fluxo da água no local. “A meta é evitar as constantes enchentes que ocorrem nos bairros vizinhos, devido ao transbordamento da lagoa em períodos chuvosos”, ressalta.

Como ainda informa o documento do Inea, a abertura foi executada com distanciamento adequado do afloramento rochoso conhecido como “Pedrinhas”, para mitigar os impactos ao ecossistema marinho.

- Advertisement -

Últimas noticias

- Advertisement -