spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #10

spot_img
spot_imgspot_img

Macaé assina parceria com Governo do Estado visando retomada da economia

Mais lidas

- Advertisement -

A cidade de Macaé terá parceria com o Governo do Estado nas áreas de inovação e pesquisa, visando à retomada da economia. Nesta terça-feira (04) o prefeito de Macaé, Welberth Rezende, recebeu nesta terça-feira (4), na Cidade Universitária, o secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Sérgio Azevedo (Dr. Serginho) e sua equipe técnica, a reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Denise Pires Carvalho.

O prefeito disse estar otimista e quer cada vez mais estreitar os laços com as universidades e o Governo do Estado.

“Queremos consolidar Macaé como polo de educação e, consequentemente, diversificar e alavancar a nossa economia”, frisou. 

O prefeito reiterou a parceria com a UFRJ e que irá avançar na melhoria do Campus. Entre os projetos estão o restaurante universitário, que deve ser construído numa área de 3.500 metros quadrados, além de laboratórios e área atlética. 

O secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Dr. Serginho, enfatizou que fez questão de trazer toda sua equipe.

“Queremos sempre dialogar com o setor acadêmico para viabilizarmos ações de capacitação, inovação, pesquisa, trazendo, assim, para a cidade, neste momento difícil para todos, uma perspectiva da retomada da economia do estado”, disse. 

Dr. Serginho acrescentou que Macaé é referência no setor energético, que quer estar junto e entregar para população novas possibilidades. “Vamos transformar a cidade, que é conhecida como a Capital do Petróleo, na Capital da Inovação, através da inteligência. A meta é fortalecer o interior do Estado do Rio”, contou.

A reitora da UFRJ, professora Denise Pires Carvalho, agradeceu ao prefeito por promover o encontro e afirmou que era uma honra estar com o secretário Dr. Serginho. “Temos que fortalecer o estado com alta produção de conhecimento, com foco na qualidade de vida, na saúde e na educação. Temos a convicção de que cada centavo investido na educação, será revertido em ações para a sociedade”.

A professora reafirmou que o compromisso científico da universidade em prol da sociedade pode ser comprovado neste período de pandemia, onde uma parceria do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Nupem/UFRJ), vem oferecendo à população macaense testes de RT-PCR.   

A secretária Adjunta de Ensino Superior, Flaviá Picon, reforçou que a Cidade Universitária é um espaço para atender às demandas da sociedade, fazendo ciência. “A Cidade Universitária é um complexo único que reúne cinco universidades, como também o Colégio de Aplicação, Centro de Idiomas, Observatório Macaé, Planejamento Estratégico, tendo ainda a Secretaria Adjunta de Ensino Superior e projetos como a Casa do Estudante que será ampliada e atenderá mais alunos”, afirmou. 

O diretor do Campus UFRJ/Macaé, Dr. Irnak Marcelo Barbosa e o vice-diretor, Carlos Eduardo Lopes fizeram uma apresentação, onde mostraram uma retrospectiva das ações e eventos da universidade, dentro de um contexto histórico. Eles enfatizaram a importância de uma visão baseada no conceito da Hélice Tríplice: academia, governo e indústria. 

Também estiveram presentes ao encontro os presidentes da Fundação de Apoio à Escola Técnica, José Carrilho, e da Fundação Cecierj/Cederj, Rogério Tavares Pires. Os secretários Adjuntos: de Qualificação Profissional, Denis Madureira; de Trabalho e Renda, Cristiano Gelinho; de Políticas Energéticas, José Vasconcelos de Luna Júnior; de Comunicação, Romulo Campos; a secretária Adjunta de Educação Básica, Andrea Carvalho e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Viana.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias

spot_imgspot_img