spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #10

spot_img
spot_imgspot_img

Covid-19: Macaé vacina gestantes, puérperas e pessoas com anemia falciforme

Mais lidas

- Advertisement -

Nesta quarta-feira (05), foi dia de vacinação para as gestantes com alguma comorbidade; as puérperas (mulheres até 42 dias pós-parto); e para as pessoas com hemoglobinopatias (doenças do sangue, como anemia falciforme e talassemia maior), acima de 18 anos de idade.

Para receber a dose, é necessário levar cópia do laudo da comorbidade. A vacinação dos grupos prioritários continua nesta quinta (6) para pessoas com autismo, síndrome de down e paralisia cerebral, das 8h às 12h e das 13h às 15h.

Perto de realizar o sonho do nascimento do seu terceiro filho, a professora Ludmila Taveira se emocionou ao receber a primeira dose da vacina contra o coronavírus Oxford/AstraZeneca, na manhã desta quarta-feira (5), na Cidade Universitária.

Ela não precisou sair do carro, porque a modalidade neste pólo é drive thru. “Estou no sexto mês de gestação e tenho mais dois filhos. Se cuidar é um ato de respeito com a gente e com as pessoas que a gente ama e que estão perto de nós. Ser vacinada é uma oportunidade para nos protegermos e a quem está no entorno”, disse.

Os locais de vacinação desses grupos são: Estádio Cláudio Moacyr; teatro do Colégio Mathias Neto; e na Cidade Universitária, com o drive thru na área do estacionamento em frente ao Bloco D, onde os motoristas são recepcionados pelas equipes da Saúde.

A vacinação acontece também nos polos fixos nas unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) da região serrana nas localidades de Glicério, Bicuda, Frade, Sana, Córrego do Ouro, Areia Branca e Trapiche, das 8h30 às 12h.

É importante, no dia da vacinação, levar o QR Code recebido na hora do cadastro feito no Portal da prefeitura: www.vacina.macae.rj.gov.br. Com ele em mãos, o atendimento é agilizado e evita-se aglomeração no local de vacinação. Também é preciso ter em mãos documento de identidade com foto, comprovante de residência, CPF ou cartão do SUS.

A assessora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Natália Antunes, informou que as pessoas que tomaram a vacina contra a influenza (gripe) precisam aguardar 14 dias seguidos para serem imunizadas contra o coronavírus. A vacinação acontece respeitando as normas de biossegurança e de higiene, com todas as pessoas e profissionais usando máscaras, álcool em gel e mantendo o distanciamento social.

Fernanda Mota Duarte, 32 anos, grávida de três meses, disse que agora está aliviada. “Sou hipertensa e estava preocupada antes de ser vacinada. Agora já estou tranquila”, enfatizou. Ela foi vacinada no Matias Neto.

Luiza Guedes, também gestante com 12 semanas, disse ter a mesma sensação de tranquilidade depois de ter sido vacinada. A estudante de Engenharia, Beatriz Lopes da Silva, 26 anos, que tem anemia, foi vacinada na Cidade Universitária e saiu de lá feliz. “É muita felicidade neste momento de ser vacinada e gratidão”, concluiu.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias

spot_imgspot_img