spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #10

spot_img

Projeto quer transformar Dunas do Peró em parque nacional

spot_imgspot_img

Mais lidas

- Advertisement -

A Costa do Sol poderá ganhar em breve o Parque Natural das Dunas do Peró, em Cabo Frio. O projeto será apresentado na Assembleia Legislativa pelo deputado Carlos Minc (PSB) e o objetivo é proteger uma imensa área de dunas entre a Praia do Peró e a Estrada do Guriri, que liga Cabo Frio a Búzios.

O projeto, que está sendo feito pelo biólogo Paulo Bidegain, permite a exploração de atividades econômicas, voltadas para o turismo e o meio ambiente, em no máximo 10% da área total do parque, que atualmente integra a Área de Proteção Ambiental do Pau Brasil, de responsabilidade do INEA.

A ideia partiu de constantes reclamações da comunidade sobre a ausência da UPAM de Cabo Frio e dos guarda-parques do INEA nas áreas protegidas e da falta de policiamento ostensivo que deveria ser feito pelo 25º BPM (Cabo Frio). Na sexta-feira, um casal com os filhos foi vítima de assalto próximo à Rua dos Badejos. Dois homens armados levaram os celulares vítimas. Nos dois últimos fins de semana, os moradores pediram ajuda em vão para a PM e a Guarda Municipal reprimirem homens que andavam a cavalo nas duas e na areia da praia.

Acionada por moradores, a presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Cabo Frio, Patrícia Cardinot, também prometeu pedir providências ao comandante do 25º BPM, coronel  Rodrigo Ibiapina.

‘Como foi feito em outras oportunidades, vamos renovar o pedido de reforço policial, com rondas periódicas, no local. É necessário, porém, que eventuais vítimas procurem a delegacia para fazer o boletim de ocorrência e que as pessoas evitem circular em locais ermos, de difícil acesso’, disse Cardinot, que também vai pedir a presença da UPAM (polícia ambiental), instalada próximo ao local, no Parque da Costa do Sol (Peró e Conchas) e na APA do Pau Brasil.

O objetivo dos parques naturais é preservar o patrimônio natural e cultural de uma região, proporcionando à população local e visitantes ambiente de lazer com fomento de atividades econômicas que tenham como foco a proteção ao meio ambiente. Os parques naturais nasceram na França (parcs natureis régionaux) e mais tarde se expandiram para a Alemanha, Portugal, Espanha e para o Brasil.

Hoje (5), o deputado Carlos Minc se reúne com o secretário estadual de Meio Ambiente, Thiago Pampolha, para solicitar o aumento da segurança nas Dunas do Peró.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias

spot_imgspot_img